Mar 22, 2018

Experimentando com código C# online

Read this post in english


Lire cet article en français

Olá

Se você trabalha com C# é provável que, assim como eu, você acabe criando vários projetos apenas para testar o comportamento de certos trechos de código. Se este é o seu  caso,  recomendo fortemente utilizar um Compilador C# Online, basicamente uma página na Web onde você pode digitar trechos de código C# e o mesmo será compilado / executado.

Dentre várias opções existentes, uma que me impressionou (e continua a impressionar) é o sharplab.io o qual possui várias funcionalidades (as quais descrevo brevemente abaixo) além do básico compilar/executar programas C# .

Seleção de versão do compilador a utilizar (baseado nas branches do github)

Se você acompanha o a evolução da linguagem C# este recurso é realmente útil já que o mesmo permite experimentar funcionalidades ainda em desenvolvimento simplesmente selecionando qual versão do compilador utilizar.

Visualizar / navegar na AST do código

Funcionalidade similar à janela Syntax Visualizer do Visual Studio (note que o .NET Compiler Platform SDK  deve estar instalado para esta janela ficar disponível no Visual Studio). Muito útil para entender um pouco mais sobre o Roslyn.

Mostrar o código IL

Acredito que esta funcionalidade não seja muito útil para a maioria dos desenvolvedores C# mas certamente a mesma é muito útil para uma parcela de desenvolvedores que lidam com IL no seu dia a dia. Além disso é uma ótima ferramenta para aprender um pouco mais sobre os detalhes de como .NET funciona. Altamente recomendado.



Visualizar o código assembly de métodos JITed

Se a funcionalidade anterior não é muito útil para uma ampla gama de desenvolvedores, o público alvo desta é ainda mais restrito (particularmente eu usei a mesma 1 ou 2 vezes). Quando esta opção é selecionada temos como resultado o código assembly gerado  pelo JIT o que nos permite estudar como o código C# é convertido para código de máquina.

Boa diversão ;)

Adriano

No comments: