Sep 17, 2013

Utilitário útil da semana: ConEmu

Se você é um usuário avançado do Windows provavelmente recorre ao console (cmd.exe) para executar várias das suas tarefas diárias. Eu, em geral, tenho 2 ~ 3 consoles abertos normalmente e este fato é exatamente a motivação deste post.

Vamos ser sinceros: se você já usou algum shell (tipo bash) que acompanha uma instalação Linux moderna usar o console do Windows dá vontade de mudar para o Linux ;)


Felizmente não é necessário uma mudança tão radical (muito embora eu recomendo usar o Linux, ou qualquer outro S.O. sempre que possível). Por exemplo, a algum tempo eu vinha usando o console2 que é uma boa alternativa ao console do Windows. Recentemente eu passei a usar o ConEmu simplesmente porque o mesmo tem sido atualizado mais frequentemente que o console2 (de qualquer forma eu recomendo instalar ambos e experimentar para ver qual lhe agrada mais).

Entre outros recursos o ConEmu suporta múltiplas tabs, seleção de texto muito melhorado, uso de qualquer fonte, etc.

Quanto a mim, não pretendo voltar a usar o console do Windows (talvez, quem sabe, usar mais o power shell, mas isto já é assunto para outro post :).

(This post in English)

No comments: